BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Saloá realiza Projeto de Recuperação de Nascente de Água

O Município de Saloá desde 2018 vem destacando-se em nível Estadual e Nacional em relação ao tratamento da água. E para garantir a preservação deste recurso esgotável e tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, faz-se necessário realizar a Revitalização das Nascentes do Município, além do desenvolvimento de estratégias de preservação das nascentes e atividades de educação ambiental. Na última sexta-feira, (22/03) as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e o grupo Juventude em Ação de Iatecá revitalizaram a Nascente do Sítio Olho d’água com espécies de plantas como acácia, ingá, ypê amarelo, entre outras que ajudarão e são capazes de produzirem a menor perda possível por  evapotranspiração, favorecendo, assim, o abastecimento do lençol freático responsável pela nascente.
De acordo com o coordenador do projeto, André Amaral, a iniciativa é uma é de extrema importância, pois é uma forma de garantir a revitalização das nascentes. “Quando as nascentes encontram-se dentro de propriedades rurais, o produtor e comunidade local podem adotar medidas de proteção do solo e da vegetação, a fim de garantir a proteção destas fontes d’água; e o objetivo maior deste projeto é revitalizar as nascentes do Município e orientar sobre as melhores técnicas de recuperação e preservação de acordo com a área degradada”, destacou.
Portanto, além de reduzir o risco de escassez de água no meio rural, as medidas de recuperação, conservação e manutenção de nascentes e demais corpos d’água possibilitam a melhoria da qualidade da água, o controle de borrachudos, a preservação da fauna e flora, além de evitar o assoreamento de rios e córregos.

Postar um comentário

0 Comentários