BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Mulheres recebem informações sobre o auto-exame da mama na UPAE Garanhuns‏‏‏

Durante o Mês de Outubro, a UPAE Garanhuns está integrada à Campanha Mundial que visa chamar a atenção para a importância da prevenção do Câncer de Mama, e também de Colo do Útero. Algumas atividades estão sendo realizadas envolvendo o público diário da UPAE, como as palestras ministradas pelo enfermeiro Luiz Cezar, responsável pelo Setor de Exames da Unidade de Saúde. 

Nesta quinta-feira (08), mais de cem mulheres participaram da palestra sobre o auto-exame da mama, em dois expedientes. Logo no início, Luiz Cezar questionou sobre quem fazia mensalmente o auto-exame, e apenas duas mulheres afirmaram positivamente, mesmo assim, sem o conhecimento correto do procedimento.

A palestra organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e pela Coordenação de Enfermagem da UPAE Garanhuns, que têm à frente Edjosy Ramos e Tayana Guerra, foi um sucesso absoluto, recebendo aplausos das pessoas presentes. Outra palestra está agendada para o dia 21/10, às 14:00h, com a Mastologista Dra. Tereza Cristina, médica da casa.

NÚMEROS

Além de mostrar como detectar possíveis nódulos, secreções e outras anomalias nas mamas, Luiz Cezar apresentou estatísticas que mostram a importância do auto-exame. Por exemplo: A doença atinge 1 milhão de mulheres a cada ano; Detectando no início, a mulher tem 95% de chance de cura; Apenas 20% das mulheres fazem o auto-exame, e a maioria não o faz corretamente. Homens também podem ter câncer de mama, embora em menor percentual.

Um panfleto sobre os procedimentos para o auto-exame está sendo entregue aos pacientes da UPAE Garanhuns durante todo este mês, e terá continuidade nos setores destas especialidades.

SERVIÇOS

A UPAE Garanhuns oferece, dentre suas especialidades, mastologia e ginecologia. Oferta também exames como mamografia,  ultrassom endovaginal e de mama, além dos demais exames laboratoriais. 

Para consultas, as pessoas devem buscar os postos de saúde mais próximos de suas residências. As Secretarias de Saúde dos municípios da base de atuação da UPAE Garanhuns, marcam as consultas através da regulação, após encaminhamento médico.

Postar um comentário

0 Comentários