BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Seminário Diocesano sobre o Grito dos Excluídos é realizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira‏


“Eu acredito que o mundo será melhor, quando o menor que padece acreditar no menor” (Canto popular das Pastorais Sociais)

A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou na manhã de sábado (29), no Seminário São José um Seminário Diocesano sobre o 21° Grito dos Excluídos que traz como tema: Vida em Primeiro Lugar e lema: “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

Cerca de 50 pessoas entre agentes Cáritas, agricultores e agricultoras, representantes das pastorais sociais, religiosos e religiosas de Pesqueira e também de algumas cidades que compõe o território diocesano, participaram do encontro.

“Hoje é um dia que paramos para refletir e buscar soluções para uma classe da sociedade que vive apagada, que são os excluídos e excluídas. Pessoas que tem seus diretos negados e muitas vezes são esquecidas”, disse Cláudio Inojosa, agente Cáritas.

Inicialmente, os participantes foram divididos em quatro grupos: “Que país é esse?”, “Que mata gente”, “Que a mídia mente” e “Nos consome”.

“Esse é o momento em que os grupos discutem sobre o objetivo do Grito dos Excluídos, sobre o significado do lema e fazem seus encaminhamentos para dar vez, voz e lugar a esse excluídos e excluídas”, disse Risaldo Gomes, articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira. 

Os participantes fizeram uma reflexão sobre a violência principalmente contra a juventude, o poder de manipulação dos grandes veículos de comunicação e sobre sociedade do consumo e exploração do capital. Foram debatidos também temas como a Democratização da Comunicação, Redução da Maioridade Penal e Reforma Política.

Após a discussão nos grupos, os participantes apresentaram suas reflexões a cerca do tema, debateram suas ideias e sugestões de encaminhamentos a plenária. Que é: Promover rodas de conversas em nossas paróquias, grupos, movimentos e comunidades, discutir o Grito dos Excluídos na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo na Vila Anápolis em Pesqueira, na Paróquia de Santa Águeda em Pesqueira, na Paróquia São José em Venturosa, Paróquia São Félix de Cantalice em Buíque, Paróquia Santa Clara de Assis em Tupanatinga, nas Cáritas Paroquiais em Pedra e Poção, além de rodas de conversa na ASEVI, CEDAPP e PODE.

Postar um comentário

0 Comentários