BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

FAMÍLIA VICENTE PARABENIZA SALOÁ POR SEUS 50 ANOS


Saloá comemora neste vinte de Dezembro de 2013, seus 50 anos de emancipação política, e toda a família Vicente junto com suas famílias agregadas, desejam a todos os Saloaenses um feliz aniversário nesta data tão especial e cheia de felicidades, que ao longo de todos esses anos nossa cidade só vem crescendo e prosperando e comemora hoje suas “bodas de ouro”.

Saloá emancipada, uma luta da família Vicente, que teve na pessoa do Sr.Antonio Vicente Pisquira, que na época era vereador de Saloá em Bom Conselho, a autoria do projeto que tornava Saloá emancipada e assim desmembrava o nosso tão sonhado município da cidade da papacaça.

Luta também da família Vicente, que teve seu patriarca maior chegando nestas terras aproximadamente em 1890, Antonio Vicente da Silva, descendente dos índios Caturités e de sua genitora PortuguesaAntonio Vicente da Silva veio do Recife ainda jovem, casou-se com uma senhora de Lagoa do Ouro, e comprou as terras que hoje são a CIDADE de Saloá do Sr.Thiobaldo da vila de Iatecá (Prata).

É nossa a luta e a vitória, por querermos que essa vila se torna-se desenvolvida e travamos grande batalha para trazermos a feira para Saloá e com isso desenvolveríamos o BARRO (como era conhecida na época). Uma luta de mais de 10 anos vencida graças a DEUS e o resultado está aí, tivemos nossa feira finalmente instituída em 09 de Janeiro de 1939, e não poderíamos deixar de citar o nosso grande lutador da época o Sr João Pedro.

Gozando de muita amizade religiosa, doamos o terreno da Igreja Matriz de Saloá, e em homenagem ao nosso primeiro Vicente que era órfão, nossa cidade foi agraciada com o nosso padroeiro São Vicente de Paulo.

Lá estava a família Vicente novamente quando o professor Mario Melo da Universidade de Pernambuco, em seus estudos e analisando nosso povo, nossa história, nossas águas e nosso Solo, denominou que nos chamaríamos Saloa,palavra de origem indígena que para torna-la aportuguesada o professor inseriu seu acento agudo, batizando com o nome de SALOÁ, Falo isso do ano de 1943.

È nossa também o projeto de criação da bandeira de Saloá, projeto e criação do saudoso e grande homem José de Freitas Sobrinho, popularmente conhecido por “seu Zequinha”.

Por essas e outras tantas histórias a família Vicente se orgulha de ser genuinamente Saloaense e por ter lutado tanto pelo desenvolvimento da nossa terra.

Avante Saloá, avante povo da minha terra, avante sangue do meu sangue. Neste momento exaltamos o nome de DEUS e o nome da nossa querida e apaixonante Saloá. Saloá de um povo hospitaleiro e ordeiro, de homens e mulheres devotos ao nosso senhor Jesus Cristo.


PARABÉNS POVO DE SALOÁ! PARABÉNS SALOÁ!

Postar um comentário

0 Comentários