BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Em Garanhuns, apenas oito a cada 100 casas têm acesso a saneamento

No Bairro Massaranduba, em Garanhuns, no Agreste Meridional, é comum encontrar crianças brincando em meio ao esgoto doméstico que passa pela rua. De acordo com o autônomo, Daniel Ramos, não está dando mais para conviver com o problema. “Faz bastante tempo que nós estamos sofrendo com essa situação. A nossa comunidade é carente, formada por pessoas humildes, mas todos somos seres humanos”, afirma.
garanhunsAtualmente 2.930 casas estão ligadas por meio da tubulação à estação de tratamento de esgoto da cidade. Isso significa que a cada 100 imóveis apenas oito têm acesso à rede de saneamento básico. Para melhorar a situação, a estação de tratamento está sendo ampliada. Estão sendo construídos mais tanques de decantação. A expectativa da Compesa é de que até 2015, o espaço trate o esgoto de outras 16 mil residências.
Os serviços que estão sendo realizados na estação de tratamento fazem parte da primeira fase das obras de ampliação. Nos próximos dois anos deverão ser implantados 16 quilômetros de tubos coletores que vão beneficiar os bairros Massaranduba, Novo Heliópolis, Lacerdópolis, Indiano e Vila do Quartel.
Segundo o diretor regional da Compesa, Gilvando Barbosa, há um projeto para sanear os outros bairros de Garanhuns. “A companhia elaborou um projeto em 2011 que contempla 100% do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Esse projeto já está pronto, foi orçado em R$ 99 milhões, desse valor a Compesa já licitou mais de R$ 14 milhões”.
A Secretaria de Planejamento do Município também havia enviado uma solicitação de recursos ao Ministério das Cidades para sanear alguns locais, mas de acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento, João Guido, o projeto da Compesa estava completo, por isso, a companhia de abastecimento deverá ficar com a responsabilidade pela contratação e execução do serviço.

Postar um comentário

0 Comentários