BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Francisco faz apelo às autoridades durante visita a favela no Rio


Em visita à favela da Varginha, na zona norte do Rio, na manhã desta quinta-feira, 25, o papa Francisco fez um discurso de cunho social. O pontífice pediu para que autoridades e pessoas com mais recursos trabalhem para a construção de um mundo mais justo e solidário.

"Queria lançar um apelo às pessoas que tem mais recursos, às autoridades: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo. Cada um, na medida das suas próprias possibilidades, saiba dar sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais", disse o papa.

papaAos jovens, Francisco lembrou que muitos deles se desiludem com as notícias de corrupção, mas pediu: "Nunca desanimem, não percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar. O homem pode mudar".

Um jovem da comunidade escolhido para ler um discurso de boas vindas ao papa Francisco falou sobre o "descaso" com que a favela é tratada pelos governantes e destacou as benfeitorias feitas na comunidade depois do anúncio da visita do pontífice. Cerca de 1,1 mil pessoas moram na favela, composta por 353 domicílios. A comunidade tem 73% do lixo coletado, mas o restante é jogado em terreno ou rios. Apenas 46% têm acesso a coleta de esgoto.

Em seu discurso, o papa afirmou ainda que somente a cultura da solidariedade pode mudar a realidade. Aos moradores, o pontífice disse que, quando se compartilha algo com alguém, não se fica mais pobre, mas mais rico. "Sempre se pode colocar mais água no feijão. E vocês fazem isso com amor."

Antes de falar para a comunidade, o papa visitou a casa do morador Manoel José da Penha. Ele foi um dos sete selecionados para receber a visita do pontífice. Foi um encontro de menos de 10 minutos, que não foi filmado.

"Não é possível bater em todas as portas. Escolhi vir aqui, visitar a comunidade de vocês. A comunidade que hoje representa todos os bairros do Brasil", afirmou o pontífice em português. Ao terminar o discurso, o papa ganhou uma camiseta de uma das moradoras da favela. Ele agora deve seguir para à Catedral Metropolitana, onde tem um encontro marcado com jovens argentinos.

fonte: diário de pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários