quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pernambuco na disputa pela P&G


A maior multinacional de consumo do mundo, a Procter&Gamble (P&G), quer ampliar sua participação no Nordeste. O primeiro passo é a construção de um centro de distribuição (CD) na região, mediante um investimento de R$ 40 milhões. Porém, os planos do grupo vão além e incluem, em um prazo máximo de dez anos, a construção de uma fábrica, cujo projeto está orçado em R$ 150 milhões. Pernambuco disputa os dois projetos.

O negócio, que soma R$190 milhões, está sendo disputado também por Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Ceará. Foto: P&G/DivulgaçãoO estado é um dos favoritos para sediar o centro e a primeira fábrica nordestina da multinacional. Pernambuco sai na frente por conta do Porto de Suape, por onde será realizado todo o escoamento da produção. Mas não é o único estado que está de olho no investimento: o negócio está sendo disputado por Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Ceará.

Nos bastidores, o que se comenta é que ontem executivos da marca estiveram reunidos com representantes do governo do estado. Por aqui, eles analisaram terrenos, públicos e privados, em um raio de até 100 quilômetros do ancoradouro para, no primeiro momento, instalarem o Centro de Distribuição. As principais possibilidades estão em Sirinhaém, Palmares, Ribeirão e Glória do Goitá. O município de Goiana está descartado, por já abrigar a fábrica da Fiat e das sistemistas, cujos aportes ultrapassam a casa dos R$ 7 bilhões.

Por aqui, os primeiros passos da negociação foram dados em abril, quando o governador Eduardo Campos encontrou o presidente da empresa no Brasil, Alberto Carvalho, na Bahia. Os dois participaram do 12º Fórum de Comandatuba, evento do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) que reúne anualmente empresários e políticos.

Para o próximo ano, os planos do grupo incluem a inauguração de uma nova fábrica no município de Seropédica, no Rio de Janeiro. O projeto nordestino só será tocado após esta inauguração.

A P&G possui operações em aproximadamente 75 países. O portfólio do grupo inclui marcas mundialmente conhecidas, como Pampers, Ariel, Always, Pantene, Mach3, Downy, Iams, Oral-B, Duracell, Olay, Head & Shoulders, Wella, Gillette, Fusion, Ace, Febreze e Vick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário