BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA



1º PARTE

Fizemos a entrevista com o Ex-Prefeito do Município de Saloá Gilvan Pereira. Gilvan como é de costume, atendeu os repórteres no seu mercado mesmo, e em um clima de muita paz e tranquilidade nos concedeu a entrevista, muito brincalhão como sempre e humilde ao extremo disse que "agora parece que estou com mais popularidade do que quando eu era prefeito, isso é um bom sinal pra mim".

O ex-prefeito falou sobre vários assuntos, inclusive sobre algumas coisas que disseram sobre seu governo.

Nós iremos dividir a entrevista em 2 (duas) partes.







EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. COMO COMEÇOU SUA CARREIRA POLÍTICA NO MUNICÍPIO DE SALOÁ?

Eu comecei minha carreira política no município de Saloá, tendo entrado na vida pública como vereador, fui eleito vereador de Saloá defendendo na época uma liderança política do ex-prefeito Anísio Honorato Godoy,  passou-se o tempo, e fiquei um pouco ausente da política de vereador, retornando 10 anos depois como  vice-prefeito na chapa do ex-prefeito José Alves de Araújo (zé do leite)  e depois me elegi prefeito do município de Saloá,  onde fiz um trabalho voltado para o  povo do município de Saloá , um trabalho que deu grandes resultados .

EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. VOCÊ FOI PREFEITO DO MUNICÍPIO POR CINCO ANOS.  QUAL A AVALIAÇÃO DA SUA GESTÃO A FRENTE DO MUNICÍPIO DE SALOÁ?

Durante cinco anos como gestor desse município eu fiz uma administração jamais, fazendo com que a saúde se destacasse no agreste meridional, transformando a saúde do município em gestão plena, onde recebemos mais recursos, cheguei a ter no município 30 médicos de várias especialidades para atender o povo de Saloá, peguei o município com apenas uma ambulância, e deixei o município com 10 carros funcionando, um fato inédito em Saloá e no agreste meridional. Dos 30 médicos 22 tinham especialidades para atender o povo, e com isso nós tínhamos até aparelho de ultrassom, aqui neste município, que talvez hoje não exista mais, fazia distribuição de remédio e leite exclusivos para famílias que necessitavam deste tratamento especial.
Me destaquei também na educação, onde aumentei o número de alunos significativamente,  contratei mais de 800 funcionários para prestar serviço a educação do município, funcionários bem remunerados,  que talvez nenhum prefeito da região pagasse o salário que eu pagava em Saloá, e hoje precisa que essas atividades voltem a funcionar a todo vapor, investi também na zona rural, construí mais de 600 barragens,  só tá precisando apenas que Deus mande chuvas suficiente e com certeza Deus irá mandar essas chuvas para melhorar a situação dos agricultores, e hoje nós vemos algumas decadências como no sítio lagoa Nova e sítio Riachão, que ao invés de ampliar as águas do município,   tiraram as caixas d`água e o povo está vulnerável,  sem ter a quem recorrer.
Também na zona urbana fiz um trabalho muito interessante, onde fiz saneamento  de 5 mil metros de calçamento,  realizei calçamento em mais de quarenta ruas , fiz praça pública e outras obras,  construí posto de saúde no Catimbau, Meladinho, São Serafim, Santa Tereza, e ainda deixei nos cofres públicos da prefeitura quase 1 milhão de reais em obras depositadas na conta da prefeitura,  para que seja ampliado o trabalho, deixei dinheiro  na Escola São Vicente,  mais de 150 mil reais para ampliação da escola,  e na Escola Manoel Vicente e Manoel Tiago Mendes (Iatecá), com isso ficou quase 300 mil reais a disposição do novo prefeito para essas obras.
Diante de tudo isso eu fiz um governo voltado para o povo pobre de Saloá, o povo pobre tinha vez no meu governo, criei mais de 32 cursos para a população de Saloá através da secretaria de ação social.
Então avaliamos nossa gestão com um saldo muito positivo, em todos os sentidos.


EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. GOSTARÍAMOS DE SABER, NA SUA OPINIÃO, QUAL FOI O PONTO ALTO DA SUA ADMINISTRAÇÃO?

Para nós destacarmos o que foi mais interessante para o povo de Saloá é muito difícil porque, além de fazer um trabalho para todos no município, na educação, na saúde, na área de urbanismo, construí mais de 40 ruas de calçamento, 5 km de saneamento, construí salas de aulas, conservei a administração de uma maneira que deixei pouco a desejar e até hoje, com pouco mais de 2 meses que sai da gestão do município, sempre recebo elogios, o que gera uma situação muito difícil para o meu sucessor.  Minha administração de cinco  anos,  talvez,  em oito anos outro prefeito não consiga fazer o que eu fiz ,  incentivei inseminação artificial, aração de terra, bata de feijão,  fiz cilho para os agropecuaristas comprei e distribui ração para o gado do município,  para que a pecuária do município não fosse exterminada,  ampliei em mais de 40 km a extensão de água, alugando poços em fontes de água de amigos e de terceiros, para distribuir água para o município,  onde hoje vários setores do município anseia pelo trabalho de distribuição de água ,  na educação construí mais de quinze  salas de aula, fiz seis ou sete PSF, tinha convênio com os laboratórios em Garanhuns, com hospitais, trouxe a extensão da UPE de Pernambuco para Saloá.
Isso tudo  para  que os professores pudessem fazer PÓS-GRADUAÇÃO , isso foi muito importante para o professorado  se qualificar,  dei oportunidade aos professores que estavam terminando suas faculdades,  hoje 90% dos professores do município estão graduados  ou pós-graduados,  com isso eu dava grandes oportunidades ao povo da minha terra,  onde esses professores a partir do 2º ou 3º período dos seus cursos, já estagiavam no município,  para prestar esse serviço, dava condições financeiras para que os mesmo terminassem suas faculdades, e que amanhã sejam um profissional qualificado para o campo de trabalho,  tanto de Saloá , como no agreste meridional , em Pernambuco e no Brasil.
Com isso eu fiz uma administração para todos, sem descriminação de partidos políticos, ou religião, onde fui até criticado, e com isso acho que o meu governo teve um ponto alto em todos os setores.

EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. COMO VOCÊ AVALIA O RESULTADO DOS SEUS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DE 2012?

Eu acho que os resultados das eleições de 2012 foi satisfatório embora não saímos vencedores, mais acho que o povo entendeu meu trabalho , apesar doa meu candidato ser um candidato jovem e um grupo pequeno, mais tivemos quase 4 mil votos no município, um grupo restritos em 6 ou 7 vereadores (candidatos) contra um grupo muito grande , eu acho que foi um resultado muito satisfatório elegemos 3 vereadores e um candidato lançado de última hora que mesmo assim alcançou quase 4 mil votos, eu acredito que o povo valorizou muito o meu trabalho  que se fosse minha pessoa o candidato acho que teríamos conseguido muito mais votos porque o povo acredita em mim,  o povo viu meu trabalho e ainda hoje nós vemos os anseios da sociedade, que me procura e deseja que eu pretenda ter intensões políticas no município , eu deixo sempre a critério do povo ver a administração  do novo prefeito desejo boa sorte ao novo prefeito  que faça uma administração que o povo de Saloá deseja , porque nós trabalhamos para o bem estar do nosso município e não ao bem estar de pessoas individuais,  com isso eu me sinto muito satisfeito e gratificado e só tenho a agradecer ao povo de Saloá por ter me prestigiado, tanto durante o meu mandato, mandato de 1 ano depois mandato de 4 anos.
Terminou meu mandato e me sinto com o dever cumprido e acho que o município de Saloá está em bom caminho, onde precisa lapidar somente algumas coisas.


EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. COMO VOCÊ TÁ VENDO A ADMINISTRAÇÃO DO NOVO PREFEITO RICARDO?


Eu vejo a administração de Ricardo, uma administração razoável, onde nós não devemos avaliar uma administração com apenas 60 dias, vamos esperar os 100 dias que é o comum, que todo político sempre trabalha em cima dos 100 dias para fazer uma avaliação de sua administração, e o povo dizer o que tá sentindo, o que almejou, o que espera, o que vai acontecer durante esses 100 dias

Eu acho que pra início falta alguma coisa, que ele dê continuidade a alguns projetos do município que era expandidos a todos os setores do município. 

Que hoje eu vejo se fazer muito pouco pelo setor rural, onde o gado do município resta apenas 15% ou 20% desse gado, eu acredito que Ricardo deve ver isso com bons olhos.

Onde não sei porque retiraram algumas caixas de água pública do município,  não sei se foi por ineficiência no abastecimento de água,  ou por questões políticas,  onde não acredito nisso, porque numa crise que nós estamos atravessando,  acho que nenhum político vai usar de pretextos  com pessoas que não votaram para perseguir numa hora dessa, uma hora tão difícil como é a dos agricultores, e nossos pecuaristas estão atravessando neste município, nós desejamos boa sorte ao novo administrador,  e que ele possa dar melhores condições para esse povo tão sofrido de Saloá,  que almeja um gestor do município que faça o melhor  para o seu povo.


EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. O POVO QUER SABER. VOCÊ VAI CONTINUAR NA POLÍTICA DE SALOÁ, OU PRETENDE NOMEAR SEU SUCESSOR?


Eu acho que tá muito cedo para nós falarmos de política futura, o novo prefeito assumiu faz dois messes e ainda faltam  mais de três anos para uma eleição de prefeito,  e  acho que temos que ser um pouco cautelosos,  e ver a necessidade do povo do município , se o povo de Saloá reivindicar,  nós que fazemos oposição neste município, podemos  pleitearmos mais um mandato,  para podermos dar continuidade a um trabalho que não se terminou durante cinco anos, nós podemos pensar nisso no futuro, mas de imediato,  nós temos que esperar os acontecimentos do novo governo, as composições políticas, as adesões que nós poderemos ter no futuro com o desgaste do governo,  e daí  traçamos um perfil,  um cronograma político, e pode até que nós voltemos a política do município  pleiteando mais um mandato,  dependendo da vontade e das reivindicações do povo de Saloá .


EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. COMO VOCÊ SE SENTE SENDO REPRESENTANTE DE QUASE 4 MIL VOTOS EM SALOÁ?


É uma responsabilidade muito grande, de um ex-gestor político,  colocar um candidato jovem, sem expressão política, para ser candidato e receber quase quatro mil votos,  acho que isso é uma responsabilidade muito grande minha, nesse momento, com esse povo tão querido de Saloá,  e eu só tenho a agradecer ao povo de Saloá, por ter me proporcionado essa condição, tiveram essa confiança de  dizer que se faziam presentes, dizer que eu fiz alguma coisa,  que satisfez este povo,  eu me sinto gratificado e só tenho a agradecer a esse povo, por tantos votos que me deram, ao meu candidato, e aos meus vereadores,  e o futuro é quem dirá como temos que fazer ou não fazer.


2ª PARTE

EX-PREFEITO GILVAN PEREIRA. NO COMEÇO DO ANO O ATUAL GOVERNO MUNICIPAL  DIVULGOU EM ALGUNS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, QUE ENCONTROU A PREFEITURA DE SALOÁ COM QUASE 1 MILHÃO DE REAIS EM DÉBITOS. DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE ISSO?

Eu acho que... Continua no próximo capitulo. Não percam!

Postar um comentário

0 Comentários