segunda-feira, 4 de março de 2013

Bebê é curado do vírus da Aids nos Estados Unidos

A médica Deborah Persaud, virologista da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, apresentou a descoberta em conferência em Atlanta (Foto: Johns Hopkins Childrens's Center/Divulgação)
A médica Deborah Persaud, virologista da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, apresentou a descoberta em conferência em Atlanta (Foto: Johns Hopkins Childrens's Center/Divulgação)
Médicos anunciaram neste domingo que, pela primeira vez, um bebê teria sido curado de HIV, uma evolução surpreendente que pode levar a um tratamento mais agressivo de bebês infectados no nascimento e uma forte redução no número de crianças que vivem com o vírus. O bebê, nascido na zona rural do Mississippi, foi tratado com medicamentos anti-retrovirais cerca de 30 horas após seu nascimento, algo que normalmente não é feito. Se o estudo mostrar que o método funciona em outros bebês, é praticamente certo que se modifique a forma como os recém-nascidos de mães infectadas são tratados em todo o mundo.

A criança, do sexo feminino, tem hoje 2 anos e meio e não toma o medicamento há cerca de um ano, sem sinais de infecção.

"Esta é uma prova do conceito de que o HIV pode ser potencialmente curável em recém-nascidos", disse Deborah Persaud, virologista da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, que apresentou a descobertas em uma conferência em Atlanta.

Se o relatório for confirmado, a criança seria o segundo caso bem sucedido de uma cura no mundo, dando um impulso à investigação destinada à cura, algo que poucos anos atrás pensava-se ser praticamente impossível . A primeira pessoa curada foi Timothy Brown, conhecido como o "paciente de Berlim", um homem de meia idade com leucemia que recebeu um transplante de medula óssea de um doador geneticamente resistente à infecção do HIV.

A ONU estima que 330 mil bebês tenham sido infectados em 2011, os dados mais recentes que existem, e que mais de três milhões de crianças no mundo estão vivendo com HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário