BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

Centro ajuda a estimular habilidades de jovens com deficiências no Recife

O Centro de Atendimento Educacional Especializado, que fica no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, é um recanto para acolher e estimular as habilidades dos estudantes  com algum tipo de deficiência. Lá, cerca de 300 alunos complementam o aprendizado escolar de graça com profissionais treinados para lidar com as diferenças. O local foi mostrado em reportagem do NETV 1ª Edição neste sábado (23).
"O importante é que nós trabalhamos com as habilidades que estas pessoas têm porque elas são tão capazes, tão competentes quanto nós", defende Fátima Almeida, a diretora do Centro. As atividades envolvem a imaginação, criatividade e mostram avanços na comunicação e desenvolvimento dos alunos. Diariamente, os estudantes são incentivados a interagir entre si, entrar em contato com a informática, e outros exercícios complementares. De acordo com Miriam Lima, fonoaudióloga e técnica educacional, a independência é um dos fatores que motivam os profissionais do centro. "O objetivo maior é que o aluno possa dizer em casa o que pensa e sente", afirma a fonoaudióloga.
Fátima Azevedo é professora e dá aulas para uma turma com deficiência auditiva. Ela própria tem problemas de audição e sabe bem o que precisa fazer para ajudar os alunos. "Trabalho com o enriquecimento do vocabulário através do bilinguismo, línguas de sinais e português", explica a professora.

Juraci Maria de Assis é mãe de Bárbara, uma das estudantes do centro. A adolescente foi afetada por uma doença que a mãe teve ainda durante a gravidez. Desde que começou a participar dos eventos e atividades do Centro de Atendimento Educacional Especializado, Juraci afirma que a filha melhorou e muito a comunicação. "Ela está falando mais corretamente. A parte social também melhorou demais, antes ela não conseguia formar frases e hoje ela fala", diz.

Postar um comentário

0 Comentários