BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

MORADORES DE IATECÁ (PRATA) SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA

  Moradores da Vila de Iatecá vivem um grande dilema, pois a mais de quatro meses estão sem ver uma gota nas torneiras.

   Considerando que o problema da falta de água é um desafio que todo o município está enfrentando. Vale salientar que a ausência deste líquido não acontece na vila, devido apenas por questão da estiagem, já que nossa comunidade é rodeada por lençóis de água.
    O sistema de abastecimento é precário. A comunidade depende de uma única barragem, que foi construída a mais de quarenta anos (40 anos) encima de uma pedra sem nenhuma técnica, de pequeno porte com aproximadamente um metro de altura.

    A água vem da fonte até a referida barragem, por meio de uma levada a céu aberto, sem tubulação, onde percorre o caminho entre o manancial. A água desce entre folhas de árvores e barrancos, além do gado que vai matar a sede. Neste percurso a água potável é transformada em um líquido sujo de cor amarelada, prejudicando o bem-estar e saúde da população.

     O sofrimento foi intensificado por conta da ausência de água desta caixa, que vinha de uma fonte de um proprietário residente da Vila de Iatecá, e a comunidade contava com esse líquido que não é doce, mas limpo e em grande quantidade.  Atendendo assim as necessidades domésticas das famílias, além de regar as plantas da praça e levar o açougue municipal.
     Em conversas preliminares com o proprietário, o mesmo, falou que a água não vem por gravidade, precisando assim utilizar uma bomba, gerando um consumo alto de energia.  Por essa razão existia um contrato entre o mesmo e os governos anteriores, que foi encerrado no dia 10/12/2012. O proprietário encontra-se aberto para conversar com o gestor municipal a fim de reafirmar o compromisso, caso haja interesse.
     A situação é preocupante, principalmente para as famílias mais carentes, estas vem aproveitando até as águas dos riachos impróprios para os afazeres domésticos. E muitos peregrinam enfrentando filas enormes em um único ponto de distribuição distante de suas residências, que nem sempre tem água. Cenas de mulheres, homens e crianças com baldes nas mãos e cabeça tornou-se uma rotina.
      Essa barragem que foi uma forte chama de esperança dos moradores de Iatecá e Saloá. O projeto não foi executado de forma correta para garantir o abastecimento de maneira eficaz. Percebe-se que se está água for designada para Saloá o líquido existente, não irá sequer encher os canos até chegar a cidade.

Matéria enviada e escrita pela vereadora Vilma da Prata

Postar um comentário

0 Comentários