BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

TRE-PE inicia treinamento de técnicos de urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começa, nesta quinta-feira (30), o treinamento de técnicos de urnas eletrônicas para as eleições 2012 no estado. Eles vão aprender toda a preparação das urnas, como inserir a informação, o nome e número do candidato, e também para o processo de apuração da votação, enviando às informações para os cartórios eleitorais.

O treinamento será dividido em dois: o primeiro é voltado para os técnicos de urnas, com os conceitos básicos; o segundo é voltado para os servidores de zonas eleitorais, responsáveis pelas 151 zonas do estado. “Em relação às eleições de 2010, há uma mudança. Como a economia do estado é muito dinâmica, é normal que pessoas que tenham atuado nas outras eleições elas não estejam mais conosco. Por isso, ocorre o treinamento, se repetem, para garantir a base de conhecimentos mínima e necessária”, contou Acácio Leite, diretor de informática do TRE-PE.

O processo eleitoral deve ocorrer com poucas diferenças em relação às eleições passadas. A principal mudança é o sistema biométrico, que vai acontecer em 11 municípios do estado – entre eles o maior colégio do interior: Caruaru. No modelo, a urna vai solicitar que o eleitor coloque a impressão digital para a liberação do voto. A primeira tela que irá aparecer será a do voto para vereador; em seguida, para prefeito.

Deficientes
Segundo o TRE, as pessoas que possuem deficiência foram solicitadas para realizar um cadastro, para estarem em sessões adequadas. Entretanto, quem não se cadastrou terá uma solução decidida no momento do voto. Haverá um recadastramento no dia da eleição.
A legislação também permite que o deficiente seja acompanhado por uma pessoa até a urna. “O presidente da mesa é quem vai identificar se aquele eleitor necessita de pessoa de sua confiança para ir até a cabine”, contou Orson Lemos, assessor da corregedoria do TRE. As pessoas com deficiência possuem o voto facultativo.

Postar um comentário

0 Comentários